Audiência pública dá continuidade a discussões sobre implantação de Centro de Diagnóstico do Câncer em Santarém

O objetivo inicial é instalar um centro de prevenção, que permitirá o diagnóstico precoce do câncer.

Audiência pública dá continuidade a discussões sobre implantação de Centro de Diagnóstico do Câncer em Santarém
Foto: TV Tapajós/Reprodução

Uma audiência pública está sendo convocada pelo gabinete do vereador Alexandre Maduro (MDB), para a próxima sexta-feira (6), dando continuidade às discussões realizadas na reunião do dia 12 de maio, na Câmara de Vereadores de Santarém, no oeste do Pará, sobre a implantação de uma unidade do Hospital do Amor no município. O evento está marcado para iniciar às 09h.

Na audiência, a sociedade civil terá a oportunidade de opinar e apresentar sugestões sobre a implantação do Centro de Prevenção do Câncer, que é vinculado ao Hospital de Amor.

"Trata-se de uma iniciativa de grande relevância para a saúde pública da nossa região, e a presença da sociedade é fundamental para ampliar o debate e a conscientização da população sobre a importância desse centro para o diagnóstico precoce de câncer", destacou Alexandre Maduro.

A reunião realizada em maio contou com a presença de políticos, representantes da sociedade civil, da Associação Amigos Pela Vida e da Fundação Pio XII — mantenedora do Hospital do Amor — que manifestaram apoio à implantação de um centro de prevenção e diagnóstico do câncer em Santarém, que poderá evoluir para uma unidade de tratamento.

Segundo o vereador Alexandre Maduro, a proposta de implantação de uma unidade do Hospital do Amor em Santarém está em discussão desde 2022, quando ele era secretário regional de Governo. Inclusive, já existe uma área destinada a esse fim, no terreno do Hospital Regional do Baixo Amazonas. Além disso, está sendo pleiteada a cessão do prédio da Unidade de Referência de Especialidades em Saúde (URES), antiga UBAM, para implantação de um centro de prevenção ao câncer.

O prédio da UBAM deve ser desocupado a partir da entrada em funcionamento da Policlínica que está em construção na Av. Moaçara, bairro Diamantino.

“O objetivo inicial é instalar um centro de prevenção, que permitirá o diagnóstico precoce do câncer, salvando vidas que hoje enfrentam grandes dificuldades para iniciar o tratamento", explicou Maduro.

Autorização

De acordo com o presidente da Sociedade Soahamor em Santarém, engenheiro civil Roberto Branco, já há autorização oficial para instalação da unidade no município, com tecnologia de ponta e estrutura inicial voltada ao diagnóstico do câncer.

“Com uma unidade física e uma carreta móvel, conseguiremos atender toda a região oeste do Pará num raio de até 800 km. E o melhor: tudo via SUS, de forma totalmente gratuita”, ressaltou Roberto Branco, por ocasião da reunião realizada em maio na Câmara Municipal.

O centro será voltado à prevenção e diagnóstico dos tipos mais comuns de câncer na região: colo do útero, mama, próstata e pele.

 

Fonte: G1 Santarém